Os leões são os únicos felinos que vivem em grupos. Orgulham-se de unidades familiares, que pode incluir até três indivíduos machos, uma dúzia de fêmeas, e seus filhotes. Todas as leoas, e os filhotes, geralmente fêmeas, ficam com o grupo à medida que envelhecem. Jovens do sexo masculino, eventualmente, saem e estabelecem o seu próprio grupo, que pode até ser liderado por outro macho.
Somente os leões machos ostentam as glamorosas jubas, que são como coroas impressionantes de pelos longos que rodeiam suas cabeças. Os machos defendem o território do grupo, que pode incluir cerca de 259 quilômetros quadrados de pastagens, capoeira, ou florestas abertas. Estes animais usam a urina para intimidar e marcar a área que lhes pertence, além do rugido ameaçador para avisar os intrusos, e afugentar os animais que invadem seus territórios.
Ao contrário do que muita gente pensa as leoas são as principais caçadoras do grupo. Elas costumam trabalhar juntas para caçar os antílopes, zebras, gnus, e outros grandes animais dos campos abertos (Savanas). Muitos desses animais são mais rápidos do que os leões, mas o trabalho em equipe compensa essa diferença.
Após a caça, o esforço do grupo, muitas vezes degenera em disputas sobre a repartição da caça, com filhotes na parte inferior da hierarquia. Jovens leões não ajudam a caçar até que tenham cerca de um ano de idade. Leões vão caçar sozinhos, se a oportunidade se apresenta, eles também roubam a caça de hienas ou cães selvagens.
E claro se as leoas do grupo capturam uma presa o leão macho alfa é o primeiro a se alimentar e come até se fartar só ai as caçadoras podem comer. Os leões vivem para defender o seu território de outros predadores e os que mais os incomodam são as hienas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário