Existem diversos animais que, vítimas do descontrole ecológico causado pelo homem, acabaram tornando-se escassos. Criação em cativeiro e controle de caça são alguns procedimentos realizados para tentar refrear o processo de extinção, mas possuem suas conseqüências diretas. Não deixe de checar uma lista de alguns animais em extinção fornecida pelo IBAMA ao final deste artigo.
A criação e a reprodução em cativeiro, por exemplo, uma vez que não são capazes de reproduzir nem de se assemelhar com aquilo que ocorre nas condições naturais dos animais em seus respectivos ambientes, modificam o comportamento animal e praticamente impossibilitam alguma forma de readaptação. Então, mesmo quando os animais em cativeiro sobrevivem e se reproduzem, não é possível afirmar que estão salvos.
A limitação da caça apenas tem peso quando se impõe em temporadas de caça, ou seja, em que a prática ocorre em massa. De fato, somente sobre um grande número de caçadores que a morte unitária influi sobre a taxa demográfica de um animal.
A grande questão é a da possível irreversibilidade. Assumindo a culpa pela situação em que os animais se encontram, o homem não se torna mais virtuoso nem o priva de qualquer responsabilidade com relação ao seu passado. Por outro lado, será que remediar o que, provavelmente, não tem solução é melhor que se adequar ao futuro para que aquela situação não mais ocorra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário